SBDDF
  • História
  • Diretoria
  • Estatuto
  • Título de especialista
  • Residência médica no HRAN

Institucional

A história da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Distrito Federal começa com a própria inserção da especialidade no cenário da medicina da cidade. Antes da chegada do Dr. Jorge Gouveia do Nascimento, em 1964, em Brasília ninguém podia tratar de algum problema da pele.

Depois veio o Dr. Juraci Gripe Cota. Nessa época, a dermatologia era concentrada no 1º Hospital Distrital de Brasília, hoje conhecido como Hospital de Base de Brasília. O terceiro dermatologista a chegar à cidade foi o Dr. Celso Fernandes do Prado. Em 1967, chegou o quarto dermatologista da cidade, o Dr. Roberto Dóglia Azambuja que foi lotado no Hospital São Vicente de Paulo, precursor do Hospital Regional de Taguatinga.

Outros dermatologistas também vieram para compor o corpo de profissionais da especialidade em Brasília, entre eles: Dr. Aly Salomão Barguil, Dr. Antônio de Figueiredo Frota e o Dr. Gustavo Paiva. Naquela época, também veio servir em Brasília o médico militar Dr. Bilac Guimarães dos Santos.

Em 1970, esse grupo de médicos se juntou para conversar sobre a criação de uma regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 1970. Eram dados os primeiros passos para a formação da SBD-DF, até sua fundação no dia 7 de dezembro daquele ano.

A 1ª diretoria teve como presidente o Dr. Jorge Gouveia, como vice o Dr. Juraci Cota e como 1º secretário o Dr. Roberto Dóglia Azambuja. Inicialmente, as reuniões eram, logicamente, bem pequenas, mas foram crescendo na medida em que chegavam à cidade novos profissionais.

Em 1972, foi realizado um concurso para o Hospital dos Servidores da União, hoje Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os doutores Iphis Campbell e Gladys Martins prestaram concurso e começaram o serviço de dermatologia no HUB, criando, dois anos depois, uma residência médica.

Paralelamente, instalou-se o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o serviço foi iniciado pelo Dr. Vieira. Logo depois, também implantou a residência médica para dermatologistas neste hospital.

Estava iniciada a formação de dermatologistas da cidade. A primeira residente do HUB foi a Dra. Izelda Maria Carvalho Costa. Depois disso, vieram vários residentes que, formados dermatologistas, começaram a compor o crescente quadro de sócios da SBD-DF.

Em 1973, veio a Dra. Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio, para lecionar dermatologia na Universidade de Brasília. Ela é hoje é a única profissional cadastrada para fornecer o título de especialista em Brasília.

A partir de 1975, a SBD-DF se juntou à SBD de Goiânia para realizar uma reunião conjunta, duas vezes por ano. Hoje, essa reunião se transformou na Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste (RADECO), que agora engloba toda a região

Durante todos estes anos de existência, a SBD-DF contou com o apoio e o trabalho empenhado de suas diretorias, com ótimos profissionais como Rosicler Álvares, Gladys Aires Martins, Elisabeth Pederneiras, Gerson Penna, Gilvan Alves, entre outros.

A atual diretoria, do biênio 2010/11, sob presidência do Dr. Gilvan Alves, além de dar continuidade às reuniões científicas, reforçar a RADECO, que será realizada em Brasília, e se esforçar para levar cada vez mais informação à população leiga, aposta na integração entre Sociedade e associados. Para isso, está investindo fortemente na comunicação institucional, com a ampliação da área de abrangência do nosso jornal impresso, manutenção do site com informações úteis aos associados e a realização de cursos práticos que auxiliem o Dermatologista no dia a dia do seu consultório.

Diretoria SBDDF

Presidente Lucas Nogueira
Vice-presidente Thiago Pinto
1° Secretário Ciro Gomes
2ª Secretário Helbert Abe
Tesoureira Luisi Garcia
Ouvidor Marco Otávio Rocha
Coordenação prática Alessandra Araújo
Coordenação social Marco Otávio

Título de especialista

As regras para obtenção do título de especialista em Dermatologia são definidas por um edital, que é renovado todos os anos. Para acessar o estatuto atual, visite o site da SBD nacional, clicando aqui.

Residência médica no HRAN

A Residência Médica em Dermatologia no Hospital Regional da ASA NORTE(HRAN), era uma vontade antiga dos profissionais da rede de saúde do Distrito Federal. Em 1996, a Coordenação de Dermatologia da Fundação Hospitalar do DF e a Unidade de Dermatologia do HRAN perceberam e sentiram a necessidade de criar um novo pólo de Residência Médica em Dermatologia no DF e, iniciaram um estudo para a viabilização da referida Residência no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Foram vários estudos, pesquisas, idas e vindas ao Ministério da Educação, muitas exigências a serem cumpridas, inclusive na proporcionalidade do número de Residentes para o número de preceptores. De comum acordo com os Dermatologistas lotados no HRAN e DRMA (Departamento de Recursos Médicos Assistenciais) da Fundação Hospitalar do Distrito Federal (FHDF), foi decidido o remanejamento de Dermatologistas de outras Regionais da Instituição.

Tudo iníciou em 1996, com os doutores Teruyo Matsunaga, José Capistrano Pereira, Lucia Wen Magalhães e Antônio de Pádua Lima. Na época, a coordenadora da dermatologia da Fundação Hospitalar era a Dra Teruyo Matsunaga.

Enquanto era aguardada a decisão sobre a implantação da residência, foi criado um programa para estágio em dermatologia, sob a coordenação do Dr. José Capistrano Pereira, de 2 anos semelhante ao programa de residência (Tempo integral programa teórico com um tema semanal, estágios em várias áreas para complementação, reuniões semanais, etc.)

A seleção era realizada por meio avaliações escritas para escolha dos candidatos. A 1ª estagiaria foi Dra Minervina Pereira, 1996 a 1998; 2º Estagiário Dr. Marcelo Faro, 1998 à 2000 ( mais tarde, aprovado no concurso para título de especialista em Dermatologia); 3ª Estagiaria: Graziela Tiverom, 1999 á 2001, (aprovada no concurso para título de especialista em Dermatologia); 4ª Estagiaria: Gabriela Santiago - 2002 à 2003; 5ª Estagiaria: Renata Rezende Camargo - 2004 à 2005; 6ª Estagiaria: Cristiana Sales Modenesi - 2005 á 2006; 7ª Estagiária: Carolina Barros Silva – 2005 – 2006; 8ª Estagiaria: Mônica Oliveira Piantino Lemos - 2006 à 2007; 9ª Estagiária Carolina Cristofidis- 2007 a 2008.

Em 2004, o sonho persistia com a vontade das Dras. Simone Karst e Roula Kozak. Outras dermatologistas foram deslocadas para o HRAN, entre elas: Lívia Borba, Beatriz Medeiros, Letícia Oba, Marilza Helena, Cibele Tokarski, todas especialistas em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em 2007, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Faculdade de Medicina da Secretaria de Estado de Saúdedo Distrito Federal (SES/DF), já em plena atuação, com duas turmas graduadas em Medicina. Dra. Carmelia Reis, professora titular de Dermatologia da ESCS-FEPECS/SES, associou-se ao Grupo do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), intermediando as negociações, junto à Coordenação de Pós-graduação da ESCS/FEPECS/SES para implantar a Residência em Dermatologia no hospital. “Foi elaborado um projeto definitivo de residência médica, com programa, protocolos, anexando inclusive as solicitações anteriores”.Esta seria a última tentativa para implantação da Residência Médica em Dermatologia no Distrito Federal, em um outro Hospital de ensino.

Em janeiro de 2008, foi publicada no Diário Oficial do DF a primeira convocação para o concurso de residência médica em Dermatologia da Secretaria de Estado de Saúde do DF. O concurso é aprovado pelo Ministério da Educação e, recentemente, foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo reconhecido em âmbito nacional. O aluno selecionado faz um ano de Clínica Médica, passando por todas as especialidades, inclusive atendimento em pronto socorro; os dois anos seguintes são dedicados exclusivamente à dermatologia, abrangendo diversas áreas da especialidade.

Em março de 2008, são nomeados os primeiros residentes do Programa de Residência Médica (PRM) em Dermatologia: Alexandre Moretti de Lima e Sheila Pereira da Rocha, supervisionados pela Profª.Drª. Carmelia Matos Santiago Reis, coordenadora do PRM em Dermatologia e chefiados pela Dra. Beatriz Medeiros, chefe do Serviço de Dermatologia HRAN. Dra Carolina Cristofidis, permanece no Serviço de Dermatologia, como Especializanda 1.

Em 2009 foram aprovados dois novos residentes: Eugênio Galdino de Mendonça Reis Filho e Danglades Macedo Resende Eid.

Atualmente os preceptores da Unidade de Dermatologia são: Roula Kozak, Beatriz Medeiros, Cibele Caminha Tokarski, Marilza Helena Fantini, Dra Letícia Oba, Dra Isabel Irene Leal, Dra. Rosilda Resende, Dr.Lúcio Daniel, Lívia Borba, Dra Mônica Piantino e Dra. Roseane Pereira de Deus, essas últimas como preceptoras da Hanseníase . Dra. Simone Karst afastada para o curso de doutorado.

Dr. José Capistrano Pereira MD.

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Distrito Federal
SCES TRECHO 03 LOTE 06 SALA 208B
CEP 70200-003 - Brasília, DF
Telefax: (61) 3323-1524
Desenvolvido por Weblink informática